Depoimento


UMA HISTÓRIA DE AMOR,GUERRA E AVENTURA

1 de dezembro de 2010

TESTEMUNHO DE MARTHA ROSA PISANI DESTRO


 

EXPLOSÃO DE GRANADA EM LUANDA
1974 -ARQUIVO DA FAMILIA

Confesso que demorei em iniciar a leitura do livro, pois, um preconceito acadêmico, me fazia considerar autobiografia como uma forma de subliteratura auto-promocional. Mas vindo de um amigo que sabia ter tido uma vida rica em experiências comecei a lê-lo lentamente. Surpreendentemente, o livro foi prendendo minha atenção e o li numa tarde de domingo e às 23hs terminei com um gosto de "quero mais", tanto que voltei ao inicio que não tinha despertado minha atenção e reli com outros olhos.
Trata-se de relato fluido, cativante que nos coloca no centro de uma realidade  pouco conhecida, por nós brasileiros, que só tínhamos noticias de uma colônia portuguesa que lutou pela independência sonhando por um ideal socialista libertador.
Você nos mostra uma outra versão, onde fica claro, o horror  de uma colonização perversa e predadora seguida de uma luta que, mais do que visando a libertação, foi uma disputa entre "grupos políticos" internos, isto é, uma verdadeira guerra civil sem que nenhum deles tivesse  claro quem era o verdadeiro inimigo e assim ignorando o que era melhor para Angola.
A fluência e clareza da narrativa vão cativando o leitor e despertando a vontade de saber mais sobre o país e o problema dos portugueses brancos nascidos em Angola, mas ainda assim visto com desconfiança pelas lideranças negras e por isso descriminado tanto por angolanos negros quanto por portugueses.
Eu, que sou uma ávida leitora, mas muito seletiva, me encantei com o texto e o recomendo, sem titubear, para leitores de boas obras da moderna literatura de língua portuguesa.

Dra Martha Rosa Pisani Destro
Professora.
Aposentada do Departamento de Filosofia da Educação da
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP



3 comentários:

Anônimo disse...

A opinião de Martha é uma refer6encia.
Parabéns Marcelo
David Buzzolini

Paula disse...

Pai,

Realmente o livro retrata muito bem a tua vida e todas a história de Angola.

É realmente uma hístória de guerra, amor e aventura.
Beijos e Parabéns.

Paula

Carla Marcelo disse...

Querido pai, ainda estou lendo.....estou adorando,sem dúvida é um livro de acção e grandes emoções, parabéns!