Depoimento


UMA HISTÓRIA DE AMOR,GUERRA E AVENTURA

8 de dezembro de 2010

MENINO MALANDRO-Aventura- Trecho do livro À Sombra do Imbondeiro

Com o Juca resolvi montar uma banca na rua, feita com um caixote invertido, para vender rifas. Expúnhamos nossos brinquedos mais atraentes para serem sorteados pelos meninos que passassem. No caixote, junto com os brinquedos, ficavam pirulitos[1] e revistas. Uma longa lista associava os números que saíssem ao objeto sorteado.
Um dia, meu pai chegou para almoçar, achou muita graça à nossa iniciativa e comprou todas as rifas. Porém os números referentes aos brinquedos não estavam nas rifas, mas apenas na lista.
Descoberto nosso engodo, recebemos uma inesquecível lição de moral e nunca mais armamos o caixote. Nosso negócio acabou, mas a lição de moral perdurou!

          Jorge, meu vizinho, bem mais velho do que eu, adorava me irritar.
Um dia, sentado no portão da rua de sua casa, me agrediu com palavras que eu considerava muito duras, talvez por corresponderem à verdade:

Teu Pai é cambuta (baixinho)! Teu pai é cambuta!
Não repete isso que te atiro uma pedra.
Teu Pai é cambuta!
Peguei numa pedra.
Teu Pai é cambuta!
Avisei de novo:
Não repete que te atiro a pedra!
Como ele não se calava, cumpri a ameaça.
Foi parar no hospital, com a cabeça ferida e ensanguentada.
Sua mãe, muito zangada, queixou-se à minha mãe, que sem dar tempo para me explicar, deu-me duas chapadas e me colocou de castigo. Com o ambiente mais calmo, foi-me dada a oportunidade de esclarecer o ocorrido. Minha mãe se comoveu, pediu-me desculpas e nada falou a meu pai.


[1] Balas em forma de tubos

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Cada passagem uma emção que encanta e surpreende! Beijos!

Miguel Vilarinho disse...

Livro de fácil leitura, que contém registos históricos muito interessantes de dois paises em luta pela liberdade. Relata também parte da História de uma importante familia em Angola, Portugal e no Brasil.
Pelo que conheço da vida de António Marcelo, tenho a certeza de que haverá lugar para um segundo livro, o qual revelará algumas passagens da vida do autor, ainda mais surpreendentes, emotivas e interessantes do que as que são relatadas neste livro. É apenas uma questão de tempo.
Um agradecimento ao autor pela cortesia ao enviar um exemplar do livro para Portugal, para minha leitura. Feliz Natal a todos. miguel.antonio.vilarinho@caixaseguros.pt